Escrevendo artigos científicos em inglês para não nativos

Renan Alencar
3 min readMar 6, 2022

--

Agora que você está num programa de mestrado ou doutorado, mais do que nunca você precisa escrever em inglês pois este idioma há muito se tornou uma lingua franca. Especialmente no meio acadêmico-científico, o inglês torna o compartilhamento acessível a toda comunidade internacional. Posto isso, este artigo é para você que tem pouca ou nenhuma experiência em escrever em inglês.

Separei algumas dicas que na minha graduação, especialmente durante o Ciência sem Fronteiras, me ajudaram a escrever que nem um nativo. A primeira delas, é um artigo escrito por Mariel A. Marlow intitulado Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers e publicado em 2013. Neste trabalho, Marlow descreve dez dicas com Dos e Don’ts ao escrever textos científicos em inglês. Dentre estas dicas estão:

  1. Evite começo de frases com “It is…”
  2. Aprenda a usar o artigo definido “the”
  3. Somente colocar palavras em caixa alta se fizerem referência a nomes formais de lugares, departamentos ou títulos
  4. Remova o “that”!
  5. Tente colocar adjetivos, incluindo possessivos, em frente aos substantivos quando possível evitando assim o “noun of adjective”
  6. Faça referência do assunto ou sujeito ao longo da frase
  7. Tente usar o menos possível a primeira pessoa do singular/plural (“I” ou “we”) e o alterne com a voz passiva
  8. Em gráficos, títulos devem sempre ser no singular e não use “variables” como um cabeçalho
  9. Frases preposicionais, transições e advérbios em começo de frase devem ser seguidas por vírgula
  10. Se o seu artigo estiver escrito pobremente em português, então ele será da mesma forma em inglês

Você pode ler este artigo na íntegra através do link: https://www.scielo.br/j/clin/a/zcs47Q4bsW6yk7D86XQCVss/?lang=en

Em 2016, Marlow publicou mais um artigo relacionado a escrita de artigos em inglês para não nativos, em especial para falantes de português, intitulado Writing scientific articles like a native English speaker: concise writing for Portuguese speakers que traz mais cinco dicas de como escrever de forma concisa em inglês:

  1. Tome uma precaução a mais antes de usar a voz passiva
  2. Comece com um fato (a pergunta de sua pesquisa, por exemplo) e construa o texto em torno dele
  3. Remova substantivos e adjetivos desnecessários
  4. Remova verbos desnecessários ou escondidos como substantivos
  5. Ao fim da escrita, volte ao texto e corte, corte, corte e corte um pouco mais

Você pode ler este artigo de Marlow na íntegra através do link: https://www.scielo.br/j/clin/a/CCW4VDSY5qXFwZrKXMX74Hh/?lang=en

Um outro ponto que deixou a minha escrita mais persuasiva foi aprender a escolher os verbos certos na hora de afirmar, explicar ou discordar. Estes verbos são conhecidos como “strong verbs”(bem óbvio) e, ao contrário dos “weak verbs”, aqueles verbos deixam o seu texto mais rico mais bem escrito.

Deixo aqui dois PDFs com listas contendo os verbos fracos e suas versões fortes:

Outro ponto importante é na hora de fazer citações indiretas. Que chunks ou frases posso utilizar para fazer referência a trabalhos e autores? Calma, jovem! Deixo aqui também uma lista de verbos para citação de fontes:

Além disso, para complementar o texto de Marlow sobre escrita concisa, é sempre bom a gente ter uma listinha de conjunções ou linking words/linkers/connectors para deixar as frases concisas e seguindo uma sequência lógica:

Por fim, se você ainda não se sente seguro em escrever em inglês, te recomendo fazer peer-writing ou proofreading com seus colegas e ou professor. Ter uma outra pessoa escrevendo com você ou lendo o seu trabalho poderá te ajudar (e muito!) a encontrar falhas no seu texto sejam elas erros de grafia/escrita (conhecidos em inglês como typos) ou trechos em que a explicação ficou dúbia e confusa. Caso você não tenha este pen pal para te ajudar, há no mercado alguns softwares de proofreading que podem te ajudar nesta tarefa como o Grammarly. Esta ferramenta faz sugestões de correção de acordo com o público, tom do texto e grau de neutralidade que você quer atingir com o seu texto. Existe a versão gratuita, mas caso você queira uma correção mais aprofundada existe a versão paga também. Super indico fazer uma assinatura e rachar entre os colegas ou membros do seu grupo de estudos!

Grammarly: https://app.grammarly.com

No mais te desejo sucesso e muitos artigos escritos em inglês!

--

--

Renan Alencar

Doctorate Student in Computer Engineering (Computer Intelligence). Data Scientist and Machine Learning Engineer. SR Software Developer.